Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 11h21

Volume de cheque devolvidos recua em agosto

IVONE PORTES
da Folha Online

O volume de cheques devolvidos apresentou redução ''substancial'' em agosto em todo o Brasil, segundo pesquisa realizada pela Equifax. O levantamento mostra que, na comparação com julho último, os cheques devolvidos diminuíram 14,3% para pessoas físicas e 16,2% para empresas.

Para Walter Belik, assessor econômico da Equifax, essa tendência de queda, que podia ser verificada apesar das grandes oscilações, havia sido detectada a partir do mês de abril, com exceção de julho, e agora se confirma com os índices apurados até o mês passado.

No entanto, a variação acumulada dos cheques devolvidos de consumidores e empresas nos primeiros oito meses, em relação ao mesmo período do ano anterior, ainda é positiva em 1,2%.

O levantamento mostra, também, que houve mais uma queda no volume de títulos protestados. A redução foi de 7,1% no total acumulado para pessoas jurídicas e físicas de julho para agosto.

No acumulado do ano, porém, o volume total de protestos aumentou 41,9% sobre o mesmo período do ano passado. Com isso, segundo a Equifax, pode-se afirmar que os protestos estão voltando lentamente aos níveis anteriores a maio de 2001, data em que foi aprovada legislação específica para o Estado de São Paulo reduzindo as custas cartoriais para os credores.


Leia mais
  • Número de concordatas requeridas aumenta 19,2% no ano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página