Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2002 - 13h26

Volume de cheques devolvidos diminui em agosto

ELAINE COTTA
da Folha Online

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos está diminuindo, segundo estudo divulgado hoje pela Serasa. No mês de agosto, houve um queda de 8% em relação a julho. Na comparação com agosto do ano passado, o recuo foi 9,9%.

De acordo com o levantamento, entre cada mil cheques compensados no mês de agosto, 12,7 foram devolvidos. Em julho, o número de devoluções foi de 13,8 em cada mil e, em agosto do ano passado, foram devolvidos 14,1 cheques de cada mil compensados.

Segundo a Serasa, a redução do nível de inadimplência pode ser explicada com o aumento das exigência para a concessão de crédito. Houve ainda uma diminuição nos prazos para aceitação de cheque pré-datado.

"Isso está possibilitando o recuo da inadimplência a patamares próximos aos verificados no segundo semestre de 2001, que registrou a média das devoluções em 13,9 cheques a cada mil compensados'', informou o estudo da Serasa.

A Serasa informa, no entanto, que apesar da tendência de queda da inadimplência, a média dos primeiros oito meses de 2002 continua elevada em relação ao mesmo período do ano passado.

O levantamento da Serasa revelou que a média dos primeiros oito meses deste ano registrou um aumento de 10% no volume de cheques devolvidos. No acumulado de janeiro a agosto de 2002, a média das devoluções de cheques sem fundos foi de 14,2 em cada mil compensados. No mesmo período de 2001, a média foi de 12,9 cheques devolvidos em cada mil compensados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página