Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 17h11

Nossa Caixa lança correspondente bancário junto com ACSP e Facesp

IVONE PORTES
da Folha Online

Os lojistas associados à ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e à Facesp (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo) poderão ter uma espécie de agência bancária nos seus estabelecimentos comerciais a partir de hoje.

A iniciativa será possível devido ao convênio de correspondente bancário firmado entre a Nossa Caixa, a ACSP e a Facesp, denominado ''AutoCaixa''. O projeto foi lançado hoje pelo presidente da Facesp e ACSP, Alencar Burti, e pelo presidente da Nossa Caixa, Geraldo Cardenali. Trata-se da primeira iniciativa da Nossa Caixa nesse sentido.

Outras instituições financeiras, como o Banco do Brasil e o Bradesco, já vêm investindo há algum tempo na instalação de pontos de atendimento em locais onde há carência de agências bancárias. O BB ampliou sua rede através de parceiras com grandes redes de varejo e o Bradesco, por meio do Banco Postal, em parceria com os Correios.

Para Alencar Burti, o acordo com a Nossa Caixa será ''um importante instrumento de apoio ao pequeno e médio empresário e um facilitador para a vida do cidadão''.

Segundo Burti, cinco associações comerciais de bairros da capital e 20 associações do interior do Estado estarão trabalhando inicialmente com o projeto de correspondente bancário da Nossa Caixa.

Para Geraldo Cardenali, a iniciativa vai possibilitar ao banco aproximar sua linha de produtos e serviços de um maior de clientes.

A meta da Nossa Caixa, em um ano, é estar presente em 3 mil pontos comerciais da capital e da Grande São Paulo e em 7 mil estabelecimentos do interior, segundo o gerente estratégico de serviços bancários e banco virtual da instituição, João Vieria Carvalho.

Por enquanto, o correspondente bancário da Nossa Caixa abrangerá somente o Estado de São Paulo. ''Pode até chegar a outros Estados, mas não há nada planejado'', disse Carvalho, acrescentando que o acordo com a ACSP e Facesp já abrange ''um universo muito grande'' de estabelecimentos. Segundo ele, são mais de 400 associações comerciais, com cerca de 171 mil estabelecimentos afiliados.

A implantação do ''AutoCaixa está dividida entre três etapas. Inicialmente, serão aceitos pagamentos de contas de água, luz, telefone e gás, em dinheiro.

Posteriormente, os estabelecimentos comerciais credenciados de São Paulo passarão a receber pagamentos em cheques ou com cartão, além do pagamentos de taxas e serviços relativos à veículos (IPVA, licenciamento e transferência de veículos, DPVAT, entre outros).

Em uma terceira etapa, o lojista poderá fazer e receber depósitos à vista, à prazo e em poupança, além de aplicações, resgate de fundos de investimentos, execução de ordens de pagamentos, recepção e encaminhamento de empréstimos, entre outros serviços.

Burti afirmou ainda que não há um prazo específico para a finalização da segunda e da terceira etapa. ''Vai depender do sucesso da implantação da primeira etapa'', disse ele.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página