Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 13h57

Óleo, pão e mussarela são os vilões da inflação, diz Fipe

IVONE PORTES
da Folha Online

Óleo de soja, pão francês e queijo tipo mussarela são os produtos que acumulam as maiores altas no período de janeiro a setembro deste ano segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe.

No período, esses três produtos subiram, respectivamente, 31%, 21,3% e 25,4%. O IPC já acumula alta de 3,82% até setembro.

Segundo o coordenador do IPC, Heron do Carmo, o óleo de soja e o pão francês refletem a alta do dólar e da cotação das commodities agrícolas, como soja e trigo. Já o aumento do queijo tipo mussarela se deve a problemas de entressafra.

Em nove meses, o dólar subiu 62,4%. Devido à alta da moeda norte-americana principalmente no último mês, de 25%, o economista da Fipe alterou hoje a previsão de inflação para o ano de 4,5% para 5,5%.

Se confirmada esta projeção, a inflação medida pelo IPC em São Paulo ainda será menor do em 2001, quando foi de 7,13%, e ficará no limite da margem da meta do governo, que tem como teto 5,5%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página