Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2002 - 15h52

Inflação de setembro pelo IGP-DI é a maior desde a desvalorização

ANA PAULA GRABOIS
da Folha Online, no Rio

A inflação de setembro medida pelo IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) ficou em 2,64%.
Essa foi a maior taxa desde fevereiro de 1999, quando o índice ficara em 4,44%, logo após a maxidesvalorização do real.

A razão é a alta do dólar, que apenas em setembro teve valorização de 25%.

Em setembro, o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) da FGV (Fundação Getúlio Vargas) subiu 2,64%, contra 4,44% em fevereiro de 1999.

Os preços no atacado, medidos pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), subiram 3,84% após registrarem alta de 3,32% no mês anterior, e foram os mais afetados pela alta cambial, que em parte é represada pelos produtores e demora mais para chegar ao bolso do consumidor.

Entre os produtos com as principais altas no atacado, ficaram a soja (12,93%), café em coco (24,59%), trigo (11,28%) e milho (9,55%). Todos são commodities e têm seus preços cotados internacionalmente cotados em dólar. Em seguida, veio o óleo de soja, que encareceu 7,61%.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 0,66% em setembro, o quemostra que o aumento de preços no atacado já está sendo repassado, mesmo que em menor intensidade, para o consumidor.

Com isso, o pão francês, atingido pelo aumento do trigo, subiu 4,28% no mês. Já o óleo de soja ao consumidoir subiu 12,04%.

Também pesa no bolso do brasileiro a passagem aérea, que subiu 8,57% e o sabão em pó, que subiu 3,64%. Ambos subiram também sob efeito do dólar - o primeiro, porque os aviões usam como combustível o querosene, que tem preço em dólar, e o segundo, por conter ingredientes importados em sua composição.

Para o consumidor, o grupo que mais subiu foi os alimentos, com 1,51% de alta.

O INCC (ÍIndice Nacional de Custo da Construção) subiu 0,71%, também infleunciado pela variação cambial, sobretudo com o aumento de 1,39% dos preços dos materiais e serviçoes, mas principalmente dos materiais. A mão-de-obra não sofreu aumento de custo em setembro.

O IGP-DI é calculado durante todo o mês de referência e é composto pelo IPA, o IPC e o INCC, cujos pesos são de, respectivamente, 60%, 30% e 10%.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página