Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2000 - 16h23

Utilização das reservas de petróleo reduz instabilidade, diz Summers

Publicidade

da France Presse, em Washington

O secretário americano do Tesouro, Lawrence Summers, afirmou hoje que a decisão do governo dos Estados Unidos de usar 30 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas reduzirá a instabilidade do mercado.

"Não estou em posição de fazer previsões sobre o mercado de petróleo, mas certamente os riscos serão atenuados com esta medida", disse Summers em entrevista à CNN em Praga.

Há informações de que Summers assinou um memorando dia 13 de setembro passado expressando oposição ao recurso à Reserva Estratégica de Petróleo (SPR).

Ouvido sobre esse ponto, Summers disse que "a situação evoluiu bastante nos últimos 10 dias e começamos a ver indícios de escassez, e uma crescente preocupação com a compra antecipada".

Acrescentou que a medida 'é uma forma de fornecer mais petróleo a curto prazo e de transmitir um pouco de confiança ao que potencialmente pode ter sido uma situação difícil".

Segundo o secretário do Tesouro, houve consenso em Praga -inclusive entre os países produtores de petroleo- em considerar a utilização das reservas como "um passo prudente".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página