Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2002 - 11h37

Volume de cheques devolvidos diminuiu em setembro, diz Serasa

ELAINE COTTA
da Folha Online

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos recuou 5,5% no mês de setembro em relação a agosto e 12,7% na comparação com setembro de 2001, segundo dados divulgados hoje pela Serasa.

A pesquisa, realizada em todo território nacional, mostra que no mês passado, de cada mil cheques compensados, apenas 12 foram devolvidos. Em agosto, a proporção foi de 12,7 cheques sem fundo por mil compensados e em setembro de 2001, em cada mil, 13,7 cheques eram devolvidos.

De acordo com a Serasa, a redução na inadimplência se deve em parte ao desaquecimento da economia, o que deixou o consumidor mais cauteloso na hora de assumir novas dívidas. Houve também uma redução nos prazos de aceitação dos cheques pré-datados, além das maiores exigências das empresas na hora de conceder novos créditos.

No acumulado do ano, no entanto, o nível de inadimplência continua elevado. A média dos nove primeiros meses do ano calculada pela Serasa aponta aumento de 8,5% no volume de cheques devolvidos.

Entre janeiro e setembro deste ano foram devolvidos 14 cheques em cada mil compensados. No mesmo período em 2001, a média foi de 12,9 cheques devolvidos em cada mil compensados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página