Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 09h54

Apesar dos desafios, Brasil está pronto para Lula, diz Financial Times

IVONE PORTES
da Folha Online

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais foi destaque hoje no jornal britânico ''Financial Times''.

O jornal aborda a decisão de eleitores que votaram pela primeira vez no partido de esquerda, como Paulo Araújo Melvino, que trabalha em empresa da sua família, um grupo que constrói piscinas para a ''classe média alta brasileira''.

''Ele nunca tinha votado no esquerdista Partido dos Trabalhadores. Mas na eleição presidencial de ontem (27), Melvino votou em Luiz Inácio Lula da Silva e deixou sua contribuição à onda avassaladora que deverá conduzir o ex-líder sindical à presidência após três derrotas eleitorais'', diz o jornal.

O ''Financial Times'' diz que como vários outros brasileiros, Melvino foi conquistado pelo ''carisma pessoal de Lula, seu inegável talento para a negociação, seu compromisso social e sua adesão a políticas econômicas mais tradicionais''.

O jornal lembra que nas eleições anteriores Luiz Inácio Lula da Silva não superou a marca de 44% dos votos.

''Muitos eleitores desconfiavam de sua imagem radical anti-capitalista, formada no final da década de 70 e no início dos anos 80, quando o candidato comandava greves'', diz o ''Financial Times'', acrescentando que o partido já não defende mais a suspensão do pagamento da dívida externa ou a reestatização de companhias que foram privatizadas, além de ter se comprometido a manter um severo controle inflacionário e afirmado que concederia maior independência ao Banco Central.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página