Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 13h10

Fipe muda previsão e já espera inflação mais alta em outubro

IVONE PORTES
da Folha Online

A inflação de São Paulo deve ficar em torno de 1,10% em outubro na avaliação do economista da Fipe Heron do Carmo. Na última previsão da Fipe, esperava-se taxa de 0,80% para o mês. A projeção no início do mês, no entanto, era de 0,60%.

A trajetória de alta do dólar, que em grande parte vem se refletindo no preço dos alimentos, mais uma vez foi a responsável pelo aumento na expectativa de inflação.

Na terceira quadrisemana de outubro (período de quatro semanas encerrado no dia 23 passado), o IPC ficou em 1,07%, contra 0,81% na primeira semana e 0,89% na segunda.

A alta na terceira prévia foi novamente puxada pelos alimentos, que subiram 1,88% contra 1,29% na semana anterior. Entre os produtos que mais subiram no período estão o arroz (+8,42%), o frango (+7,12%), o óleo de soja (+10,35%), macarrão (+4,86%), a margarina (+4,20) e o café em pó (+1,88%).

"A expectativa era de que ao longo do mês o preço dos alimentos se acomodasse, mas não é o que está ocorrendo", afirmou Heron.

Apesar dessa previsão de preços mais altos que o esperado em outubro, a Fipe mantém sua estimativa para o IPC fechado do ano, nos mesmos 5,5% anteriores.

Os economistas da fundação esperam ainda que o dólar comercial volte a um patamar em torno de R$ 3,20 até dezembro.

Leia mais
  • Inflação em SP ultrapassa 1% na 3ª prévia de outubro, diz Fipe
  • Dólar deve voltar ao patamar de R$ 3,20 até dezembro, diz Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página