Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 12h21

"Portufônica" deve ser formalizada até sexta, diz banco

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A joint venture entre a Telefónica Móviles e a Portugal Telecom para as operações de telefonia celular no Brasil, apelidada pelo mercado de "Portufônica", deve ser formalizada até a próxima sexta-feira.

O BES (Banco Espírito Santo) diz, em relatório divulgado hoje, que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve se pronunciar até amanhã sobre a migração das empresas celulares subsidiária da Telefónica Móviles (Tele Sudeste, Tele Leste e CRT Celular) do SMC (Serviço Móvel Celular) para o SMP (Serviço Móvel Pessoal).

Em reunião do conselho de administração, realizada na última sexta-feira (25), foi aprovada a adaptação dos instrumentos de concessão do SMC para o SMP, por meio da formalização do termo de autorização junto à Anatel.

"Já era esperada, pois é condição para a formação da joint venture", diz o relatório do BES.

No último dia 18, a Telefónica Móviles e a Portugal Telecom anunciaram em Madri terem concluído a formação de joint venture que reunirá as participações dos dois grupos em empresas de telefonia móvel no Brasil.

A nova empresa, cujo nome não foi informado, será a maior operadora de telefonia celular da América do Sul, com 13 milhões de clientes.

A fusão das atividades da Telefônica e da PT começou a ser negociada em abril e tomou impulso quando, ainda naquele mês, a Anatel concedeu à Telefônica autorização para a empresa operar telefonia fixa em todo o país.

A criação da nova empresa é considerada, por analistas, como fundamental para que as duas empresas consolidem sua participação no mercado brasileiro.

Pelo acordo, cada sócio terá 50% de participação na operadora e sua administração será compartilhada. Na formação da joint venture, a Portugal Telecom entrou com seus ativos da Telesp Celular Participações, proprietária da Telesp Celular, que atua em São Paulo, e de uma subsidiária, a Global Telecom (SC e PR).

A Telefônica Celular (denominação da subsidiária brasileira) ingressará com os ativos de suas controladas no Brasil: Tele Sudeste Celular (RJ e ES), CRT Celular (RS) e Tele Leste Celular (BA e SE).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página