Publicidade

Dinheiro
08/07/2009 - 15h02

Clube de Paris perdoa dívida do Haiti

Publicidade

da Efe, em Paris

O Clube de Paris, grupo formado por 19 nações credoras, anunciou nesta quarta-feira o perdão da totalidade da dívida do Haiti, dentro da estratégia de redução da pobreza e a fim de favorecer os esforços do governo do país para aplicar um programa que favoreça um crescimento econômico "sustentável".

O Clube de Paris informou em comunicado que anula os US$ 62,73 milhões que o Haiti devia à entidade, que reúne aos principais credores públicos.

Além disso, os países-membros se comprometeram, sobre uma base voluntária e bilateral, a suprimir créditos suplementares de US$ 152 milhões.

Por sua vez, as autoridades haitianas se comprometeram a buscar um tratamento similar do resto dos credores externos, ou seja, os que não pertencem ao Clube de Paris.

Essas mesmas autoridades prometeram que utilizarão os recursos procedentes da anulação da dívida para alcançar "os objetivos prioritários identificados em sua estratégia de redução da pobreza".

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (444) 04/12/2009 11h31
Eduardo Giorgini (444) 04/12/2009 11h31
Concordo!
Os especialistas se baseam em economias de primeiro mundo, onde as pessoas são mais "mimadas" e dependentes das parafernálias de consumo ficando mais vulneráveis à crises.
Nós, brasileiros, estamos acostumados com a crise. Temos uma cultura de recessão ao longo de nossa história, ou seja, não sofremos muito com eventuais problemas economicos.
Para viver no Brasil, tem que ser forte e lutador
[]s
Eduardo.
2 opiniões
avalie fechar
mauro guanandi (50) 04/12/2009 10h32
mauro guanandi (50) 04/12/2009 10h32
sENHOR cELSO. eSTAS CERTO QUANTO AO PETRÓLEO.
O que me preocupa é q nesta aventura serao gastos 2/3 do Pib; talvez em algo inútil - em minha opiniao a dependencia do petroleo tende a diminuir com o avança cientifico de outras formas. Mas encherá os bolsos da tchurma como NUNCA ANTEZ NA HIZTÓRIA.
goebbels se revira no tumulo. a turma da propaganda do governo é mais eficiente. Bom, o povo sendo mais inculto facilita.
Diga-ma qual o erro deportugues mais forte que vistes...eu vi um tal de eduardo Souza num forum escrever falço. Voce viu algo pior?
sem opinião
avalie fechar
celso assis (79) 03/12/2009 10h03
celso assis (79) 03/12/2009 10h03
Falando ironicamente :
Estou indignado com este Sr Krugman, premio Nobel de Economia, com o que ele falou sobre o Brasil. Ele positivamente não sabe nada, e deveria fazer estágio com:
- certos comentaristas de tele jornais que foram outrora famosos, e boa parte de midia - influenciadores que foram influenciados por algum fator motivacional,
- nossos banqueiros e empresários em que só os otários acreditam,
- pessao ligado a Bovespa, Creci, Secovi que só falam o que lhes interessam.
Afinal de contas Sr. Krugman, nós temos a Copa de 2014, e Olimpiadas de 16, tb com apagões energéticos, aéreos, transito caótico, saneamento básico ruim, dengue, meningite, politicos, etc
Olha tb temos o pré-sal, que produzirá no final da década que ainda vais iniciar-se, o óleo mais "salgado" do mundo. Para extrai-lo vão ser necessário muitos dolares por barril, muitas vezes mais que nos outros Paises. Lógico que qto mais se gasta, menso se ganha.
Bem feito sr. Krugman, o Jornal da Band, e o Nacional boicotaram vc, e nada noticiaram sobre seus palpites furados.
E VIVA NÓIS
22 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4393)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca