Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2002 - 20h48

McDonad's diz à Justiça que cliente sabe que hambúrguer engorda

da Folha Online
da Reuters, em Nova York

A rede de lanchonetes McDonald's apelou hoje à Justiça norte-americana contra o processo movido por ex-consumidores que acusam a cadeia de fast food de causar obesidade e diabetes em crianças.

O principal argumento é que os consumidores sabem que hambúrgueres e batatas fritas engordam. A rede pede o arquivamento do processo.

O apelo foi feito na primeira audiência sobre o caso. O juiz distrital Robert Sweet disse que decidiria depois se arquivaria a ação ou não.

De acordo com o advogado Bradley Lerman, que representa o McDonald's, a lei não exige que restaurantes avisem os consumidores do fato ``universalmente conhecido'' de que os alimentos contêm gordura, sal, açúcar, colesterol e outros ingredientes básicos.

Lerman afirmou que as pessoas comuns sabem o que há nos hambúrgueres e nas fritas e o que o excesso de consumo desses produtos provoca.

``As pessoas não acordam um dia magras e no dia seguinte obesas'', disse ele.

A ação, argumentou Lerman, não alega que os produtos do McDonald's estão contaminados ou têm algum tipo de defeito, mas sim tenta culpar a empresa por não dizer algo que todos já sabem.

Ele disse que o McDonald's nunca propagandeou que o Big Mac os as batatinhas têm tão poucas calorias como uma ``salada de espinafre''.

Samuel Hirsch, o advogado que entrou com a ação, alega que o McDonald's tentou deliberadamente levar o público a acreditar que Big Macs e outros produtos são nutritivos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página