Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2002 - 15h10

Diretor de controladoria será novo presidente da Varig

ELAINE COTTA
da Folha Online, no Rio

Manuel Eduardo Guedes, 41, assumiu interinamente a presidência da Varig. Guedes era diretor de Relações com Investidores e de Controladoria da empresa.

Ele assume no lugar de Arnin Lore, que pediu demissão na última segunda-feira, após desentendimentos com a Fundação Ruben Berta, dona da Varig, sobre o memorando de entendimento com os credores.

Folha Imagem

Guedes era diretor de controladoria

O atrito ocorreu após a fundação, que detém, 84% do capital da Varig, rejeitar o memorando negociado pelo conselho da holding e já aprovado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Guedes foi escolhido para a presidência, segundo Luiz Carlos Vaimi, membro do conselho da FRB-Par, porque já estava participando das negociações da empresa com os credores, o que facilitará a retomada das negociações.

Guedes começou a trabalhar na Varig em agosto de 1989 como assistente do superintendente-geral de contabilidade. Em 1995, passou a ocupar o cargo de assistente do diretor-financeiro, coordenando as áreas contábeis da empresa, especialmente a de contabilidade financeira, informações societárias e planejamento tributário.

O executivo também coordenava a gerência de controladoria de dez filiais no Brasil e 12 no exterior.

Entre abril de 1998 e junho de 1999, o executivo coordenou um projeto de melhoria de processos financeiros da empresa e, em 2000, assumiu a diretoria de Controladoria e de Relações com Investidores.

O Conselho de Curadores da fundação Ruben Berta, também elegeu o novo Conselho de Administração da FRB-Par Investimentos, que é a holding, criada em julho de 2000, para gerir os investimentos da fundação.

A partir de hoje, a presidência da FRB-Par será assumida por Yutaka Imagawa. Joaquim Fernandes dos Santos será vice-presidente do conselho. Participarão do conselho também Luiz Carlos Vaimi, André Beer e Waldir Dias.

Até ontem, os rumores apontavam o nome do ex-secretário da Câmara de Comércio Exterior Roberto Gianetti da Fonseca como provável sucessor de Arnin Lore.

Questionado sobre a possibilidade de Gianetti assumir a presidência da Varig, Guedes não confirmou se houve ou não conversas sobre o assunto com o ex-secretário da Camex.

Desde a saída de Ozíres Silva, há três meses, o nome de Gianetti já era cogitado para assumir a presidência da empresa. Naquela época, no entanto, Arnin Lore teria vencido a disputa pela presidência da empresa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página