Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2000 - 17h18

Opep culpa taxação de países ricos por alto preço do petróleo

Publicidade

da Reuters, em Caracas

A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) culpa a taxação de combustíveis por parte dos países industrializados pelos altos preços do petróleo, segundo declarações finais do cartel após o encontro da quinta-feira.

``A taxação excessiva sobre produtos derivados de petróleo representa a maior parcela do preço final ao consumidor nos maiores países compradores'', disse a declaração final.

O texto lido pelo secretário-geral da Opep, Rilwanu Lukman, dizia que os países consumidores deveriam considerar a redução nos impostos sobre combustíveis para diminuir o encargo financeiro para seus cidadãos.

O comunicado do cartel também dizia que os países membros fornecerão petróleo a preços justos e estáveis, além de aumentar a cooperação com produtores independentes da Opep e países consumidores, com o objetivo de tentar regularizar o mercado.

A Opep é responsável por aproximadamente dois terços do petróleo bruto negociado internacionalmente e possui a ampla maioria das reservas mundiais de petróleo bruto.

Veja a nova home de Dinheiro da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página