Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 20h43

Brasil perde garantia de produção de novo carro da Volks

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Volkswagen do Brasil não conseguiu trazer para o país a garantia de produção do novo carro mundial da montadora. Depois de mais de dez dias de reunião na Alemanha, os dirigentes da montadora não conseguiram decidir em que país o veículo será produzido. Além do Brasil, estão na disputa pelo investimento de produção no novo carro as fábricas da Volks localizadas na Eslováquia, Portugal, Espanha e China.

O novo carro popular _derivado da plataforma do Polo_ poderia garantir o emprego dos cerca de 15 mil funcionários da unidade Anchieta da Volks, localizada no ABC paulista. Os trabalhadores têm um acordo de garantia de emprego que acaba em 2006. Mas representantes da comissão de fábrica admitem que será difícil manter esse volume de mão-de-obra sem a garantia de produção de um novo produto na fábrica de São Bernardo.

A unidade Anchieta é responsável pela fabricação do Polo, Gol, Santana, Kombi e Saveiro. Pelas previsões da comissão de fábrica, a produção do Gol e da Saveiro deve ser transferida para a unidade de Taubaté, no interior de São Paulo. As linhas de produção da Kombi e do Santana devem ser desativadas em dois anos, o que deve gerar um excedente de 3.000 funcionários na Anchieta.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijoó, a decisão foi adiada devido à elevada concorrência entre as fábricas que disputam o projeto. ''A grande novidade é que a empresa não definiu ainda onde será produzido o carro. Os funcionários esperavam por uma decisão que não veio.''

A reunião para discutir o local de produção do novo carro _chamado no Brasil de Tupi e de projeto 249 na Alemanha_ começou no dia 15 na Alemanha e terminou ontem. A decisão deve ser tomada até o final de dezembro.

A Volkswagen é uma montadora que incentiva a disputa interna entre todas as suas fábricas pelo projeto de produção de um novo veículo. A concorrência é vencida pela unidade que oferecer as melhores condições de competitividade e qualidade para a montadora.




Leia mais sobre a volta da inflação:
  •  Ipea admite descontrole da inflação e taxa oficial de dois dígitos em 2002
  •  Entenda a diferença entre os principais índices de inflação

  •  IGP-M sobe 5,19% em novembro, maior taxa desde agosto de 94

  •  Reajuste do cigarro pode atingir até 2% com imposto maior

  •  Água mineral sobe até 12% com IPI maior; verão evita queda das vendas

  •  Tubaínas ficam 3% mais caras; vendas devem cair 30% em dezembro

  •  Prestação da própria casa vai subir 5,65% em dezembro

  •  Para Mantega, inflação em 2003 será a metade da deste ano

  •  Para Lula, inflação é resultado de "bolha especulativa"


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página