Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2002 - 12h57

Saiba como evitar que o CPF seja cancelado pela Receita

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O prazo para a entrega anual da declaração de isento de 2002 foi encerrado na última sexta-feira. São obrigados a fazer a entrega da declaração de isento todos os portadores de CPF (Cadastro de Pessoa Física), inclusive os menores de idade, que ficaram livres da entrega da declaração de renda por ganharem até R$ 10.800 no ano de 2001.

Quem deixou de entregar a declaração de isento até sexta-feira corre o risco de ter o CPF cancelado. Cerca de 13 milhões de pessoas estão nessa condição. São os contribuintes que deixaram de entregar a declaração no ano passado e tiveram o CPF incluído no cadastro de ''pendentes''. Pelas regras da Receita, quem ficar dois anos consecutivos sem declarar, tem o CPF cancelado.

Os isentos que perderem o prazo de regularização do CPF ainda terão uma segunda chance para manter o documento em dia. Depois do final do calendário de entrega da declaração de isento, o contribuinte poderá regularizar seu CPF nas agências dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, mediante pagamento de taxa de R$ 4,50.

No ano passado, cerca de 10 milhões de pessoas tiveram o CPF cancelado por não terem entregue a declaração de renda ou de isento de 2000 e 2001.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página