Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2000 - 11h04

Prazo para declarar IR termina sexta-feira

Publicidade

da Folha de S. Paulo, em São Paulo

Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda. Os contribuintes têm, portanto, menos de uma semana para fazer a declaração. A Receita Federal avisa que não prorrogará o prazo.

Neste ano, as regras são basicamente as mesmas de 1999. A novidade é que mais bancos - incluindo os maiores de varejo, como Bradesco, Itaú, Real e Unibanco - se integraram à rede credenciada que recebe e credita, direto na conta corrente indicada, a eventual restituição.

Como no ano passado, as declarações em papel só poderão ser entregues em postos da própria Receita ou nos correios, nesse último caso pagando uma taxa. Os bancos credenciados só recebem disquetes.

A opção mais cômoda para fazer e enviar a declaração é a Internet. O site do fisco (receita.fazenda.gov.br) traz todas as instruções e contém o programa do IR2000. Transfira e instale também o programa do ReceitaNet (para enviar).

Quem tem patrimônio até R$ 20 mil e faz a declaração simplificada tem mais duas opções de declaração: por telefone (0300.78.0300) ou por meio de um formulário on line disponível no site da Receita.

Qualquer pessoa, independentemente da renda e do tamanho do patrimônio, pode optar pela declaração simplificada, que permite o desconto-padrão de 20%, porém limitado a R$ 8.000.
Por computador, o próprio programa alerta sobre a forma mais vantajosa de declarar (completa ou simplificada).

O tributarista Antônio Carlos Bordin, da Assessor Consultores Empresariais, alerta o contribuinte para que fique particularmente atento à variação patrimonial, ou seja, à diferença do valor total dos bens entre um ano e outro.

"Todo desembolso deve ter sua correspondente origem de recursos. Os gastos do declarante e de seu cônjuge não podem ser superiores aos seus ganhos", adverte.

Bordin também dá outras dicas: a declaração em separado geralmente traz vantagem ao casal; marido e mulher que declaram em separado podem escolher a forma mais conveniente de colocar os dependentes na declaração, isto é, podem dividir; mulher separada que recebe pensão pode lançar sua parte em sua declaração e a dos filhos na declaração deles, mesmo sendo menores, o que reduz o imposto a pagar.

Segundo o tributarista, contribuinte que apurar saldo de imposto a pagar deve procurar recolhê-lo em cota única, também até a próxima sexta-feira (quando também vence a primeira cota). No parcelamento, há correção pelos juros da dívida pública (Selic).

Leia mais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página