Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2002 - 19h27

Paraguai defende fortalecimento de comércio com o Brasil

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Paraguai, Luiz Gonzáles Macchi, afirmou hoje em Brasília que o seu país tem interesse em fortalecer relações comerciais com o Brasil durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção foi transmitida a Lula por Macchi durante um encontro na Granja do Torto.

Ele defendeu a integração econômica entre a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai, ambas com um intenso comércio de produtos importados.

''Compartilhamos da mesma compreensão de que é preciso intensificar o comércio bilateral Brasil-Paraguai'', disse Macchi, que convidou o presidente eleito para visitar seu país.

Outro assunto do encontro foi o fato de que o governo dos Estados Unidos suspeita de atividades terroristas na tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina).

Segundo Macchi, ele e Lula têm a mesma opinião de que não existe atividade terrorista na região.

Ambos defenderam ainda o fortalecimento do Mercosul com a sua reformulação ou até ''refundação''.

Questionado sobre a decisão tomada hoje pela Câmara dos Deputados paraguaia, de abrir um processo de investigação sobre denúncias de corrupção envolvendo seu nome, Macchi disse: ''Vou me defender com minha consciência e com minha honestidade''.

Ele afirmou que a decisão da Câmara não é definitiva e ainda terá que passar pela Câmara de Senadores do país. O Paraguai realiza eleições gerais no dia 27 de abril de 2003.

Macchi está em Brasília participando da reunião de cúpula do Mercosul. Além dele, Lula receberá os presidente do Uruguai, Jorge Battle, e da Bolívia, Gonzalo Sánchez.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página