Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2002 - 19h42

Com John Snow e IBM, mercados nos EUA fecham em forte baixa

da Folha Online

Os mercados norte-americanos fecharam em forte baixa nesta segunda-feira, afetados pela indicação do novo secretário do Tesouro (o equivalente a ministro da Economia) e pelo rebaixamento da recomendação de compra para as ações da gigante do hardware IBM.

Com isso, o Nasdaq, índice do setor de tecnologia, despencou 3,89% e fechou a 1.367,14 pontos. Já o Dow Jones, índice que mede o desempenho das 30 principais ações do mercado e do qual a IBM faz parte, cedeu 1,99% e encerrou a 8.473,41 pontos, enquanto o índice amplo S&P 500 perdeu 2,22% e encerrou o dia a 892 pontos.

A Banc of America Securities reduziu hoje a recomendação para ações da IBM de ''comprar'' para ''em linha com o mercado'' e reduziu a projeção para a receita da companhia em 2003.

As ações da IBM vinham mantendo forte alta nos últimos dias, o que levou a corretora a prever uma realização de lucros (quando os investidores vendem na alta o que compraram na baixa e embolsam a diferença) para os próximos dias.

Também teve impacto no mercado a indicação de John Snow, 63, para ocupar a vaga deixada por Paul O'Neill na secretaria do Tesouro, espécie de Ministério da Economia para os norte-americanos.

Snow é o diretor executivo da empresa de transporte ferroviário CSX, que tem 41 mil funcionários, além de ter feito parte dos governos de Richard Nixon (1969-1974) e Gerald Ford (1974-1977).

Embora as reações dos investidores não tenham sido extremadas, a expectativa era de que o presidente George W. Bush escolhesse um nome mais forte para o cargo mais importante da economia norte-americana do que o pouco conhecido Snow.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página