Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2002 - 18h30

Febraban diz que mercado recebeu bem indicação de Meirelles

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O presidente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), Gabriel Jorge Ferreira, disse há pouco que a indicação de Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central foi ''muito bem recebida'' pelo setor financeiro.

Sobre o fato de Meirelles ter um perfil mais administrativo do que técnico, Ferreira disse que Meirelles reúne condições técnicas para comandar o BC e que ele contará com uma equipe para auxiliá-lo na área operacional.

Apesar de o novo presidente do BC estar ligado ao partido do atual governo (PSDB), Ferreira não quis compará-lo com Armínio Fraga.

''Cada pessoa tem seu próprio estilo. Mas em relação ao combate à inflação e responsabilidade fiscal, os compromissos serão os mesmos.''

Para a Febraban, o primeiro desafio do novo presidente do BC será ''debelar focos de inflação'', o que talvez impeça a redução dos juros no curto prazo.

''Ele [Henrique Meirelles] terá de reduzir os juros, mas apenas quando não houver mais riscos inflacionários.''

Ele destacou que o novo presidente do BC tem um bom relacionamento com a comunidade financeira internacional, o que ajudará na tentativa de reabrir as linhas de crédito internacional para o país.

Sobre o perfil de Meirelles, o presidente da Febraban afirmou que ele será ''liberal, com um certo grau de conservadorismo''.

Henrique Meirelles, ex-presidente mundial do BankBoston, foi eleito deputado federal pelo Estado de Goiás.

Ferreira também elogiou o empresário Luiz Fernando Furlan, que é um dos cotados para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ele afirmou que Furlan é um empresário com grandes conhecimentos dos organismos internacionais de comércio. Luiz Fernando Furlan, 55, é presidente do Conselho de Administração da Sadia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página