Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2002 - 13h33

Volume de cheques sem fundo diminuiu 12% em novembro, diz Serasa

da Folha Online

O volume de cheques devolvidos por falta de fundos (em relação ao total de compensados) diminuiu 12% em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento divulgado hoje pela Serasa.

A pesquisa aponta que, em novembro deste ano foram devolvidos 12,4 cheques em cada mil compensados. No mesmo mês de 2001, o número de devoluções foi de 14,1 cheques.

Em relação a outubro, o recuo no volume de devoluções foi de 3,1% em novembro. De acordo com a Serasa, em outubro foram devolvidos 12,8 cheques em cada mil compensados.

No acumulado do ano, no entanto, foi verificado um aumento no índice de cheques sem fundos. O estudo da Serasa revelou que a média de cheques devolvidos subiu 3,8% nos primeiros 11 meses de 2002 em relação ao mesmo período do ano passado.

A média das devoluções de cheques sem fundos de janeiro a novembro deste ano foi de 13,7 em cada mil. No mesmo período do ano passado, a média havia sido de 13,2 cheques devolvidos em cada mil compensados.

Apesar da alta registrada no acumulado do ano, segundo o Indicador Serasa de Inadimplência, a participação de cheques sem fundos no volume de inadimplência total vem caindo nos últimos três anos.

A participação de cheques devolvidos no índice nos primeiros dez meses de 2000 foi de 48%, enquanto que no mesmo período de 2001, havia sido de 42%. Nos dez meses deste ano, os cheques devolvidos representaram 37% do total do indicador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página