Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2002 - 19h00

Seae recomenda punição de "cartel das vitaminas"


da Folha de S.Paulo, em Brasília

A Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) recomendou a punição de dois cartéis internacionais: o da licina (complemento alimentar e conservante) e o de vitaminas.

A secretaria recomendou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que multe a F.Hoffmann - La Roche, a Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos, a Basf Aktiengesellschaft, a Aventis Animal Nutrition Brasil e a Rhône-Poulenc Animal Nutrition. Essas são as empresas acusadas de manipular preços no mercado de vitaminas.

Segundo a Seae, essas empresas atuaram de forma cartelizada no mundo, entre 1989 e 1999. Essas indústrias já haviam sido condenadas nos Estados Unidos e na União Européia. A Seae também recomendou ao Cade que multe os dirigentes das empresas.

No caso da licina, as duas empresas acusadas são a Ajinomoto Interamericana e a Sumitomo Corporation do Brasil. As empresas, segundo a Seae, formaram um cartel que atuou no mundo entre 1992 e 1995. As empresas já foram condenadas nos Estados Unidos e na União Européia.

A Seae também recomendou à SDE (Secretaria de Direito Econômico) que inicie um processo administrativo contra o suposto cartel de eletrodos de grafite. O produto é usado para soldas elétricas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página