Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2000 - 09h35

Plano de retenção do café vai de amanhã até 31 de janeiro de 2001

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os maiores produtores de café, entre os quais o Brasil, acertaram ontem o plano de retenção de 20% do produto na tentativa de elevar os preços no mercado internacional. O plano de retenção entrará em vigor a partir de amanhã e deve se estender até 31 de janeiro do próximo ano.

Da reunião, participaram os representantes dos 14 países que integram a APPC (Associação dos Países Produtores de Café), sediada em Londres.

O acordo tem o apoio de cinco países não-membros da organização. Os países serão monitorados mensalmente, mas haverá um grau de flexibilidade.

Em maio, a APPC havia acertado um plano por meio do qual os países produtores são obrigados a reter 20% do volume a ser exportado até que o preço do café atinja US$ 0,95 por libra-peso.

O objetivo é diminuir o volume de café negociado no mercado internacional e, assim, forçar a recuperação dos preços do produto. A quebra dos termos do acordo implica sanções ao país produtor.

Os preços do café no mercado internacional estão nos níveis mais baixos em dez anos. Até agora, somente o Brasil e a Colômbia estavam retendo café.
(JOSÉLIA AGUIAR)

Clique aqui para ler mais sobre economia no Dinheiro Online e na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página