Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2002 - 14h40

Juro alto não impede consumidor de abusar do cartão no Natal

ELAINE COTTA
da Folha Online

O juro alto não impediu que os consumidores abusassem do cartão de crédito nas compras de Natal deste ano. Pesquisa realizada pela Fecomércio (Federação do Comércio de São Paulo) aponta que as compras pagas com cartão aumentaram em 45% em 2002.

O cartão de crédito também foi a forma de pagamento mais utilizada, substituindo o cheque pré-datado, que neste ano foi utilizado por 9,57% dos consumidores nas vendas a prazo de Natal.

Segundo a assessoria econômica da Fecomércio, o aumento no uso do cartão pode ser justificado por dois motivos: a popularização entre os consumidores e a inadimplência. Para os comerciantes, aceitar pagamentos com o cartão é menos arriscado que o cheque.

De acordo com dados divulgados em novembro pela Serasa, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos (em relação ao total de compensados) em novembro chegou a 12,4 cheques em cada mil compensados, um recuo 12% em relação a novembro de 2001.

No acumulado do ano, no entanto, foi verificado um aumento no índice de cheques sem fundos. O estudo da Serasa revelou que a média de cheques devolvidos subiu 3,8% nos primeiros 11 meses de 2002 em relação ao mesmo período do ano passado.

A média das devoluções de cheques sem fundos de janeiro a novembro deste ano foi de 13,7 em cada mil. No mesmo período do ano passado, a média havia sido de 13,2 cheques devolvidos em cada mil compensados.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página