Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2003 - 19h22

Novo indicador da Bovespa termina o dia em queda de 1,6%

ELAINE COTTA
da Folha Online

O IBX-50, índice que estreou na Bovespa no último dia 2, terminou o dia em queda, seguindo a tendência do Ibovespa_principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo. O indicador terminou o dia com desvalorização de 1,6%, com 1.577 pontos. O Ibovespa caiu hoje 1,19%.

O IBX-50 mede o desempenho de 50 ações e foi criado para atender a uma demanda da indústria de fundos de investimentos. Esse é o sétimo índice da Bovespa que nasce para essa finalidade. Na sua estréia, no dia 2, o indicador fechou com alta de 1,06% e fechou com 1.581,87 pontos.

A principal diferença entre o IBX-50 e o Ibovespa é que o novo índice inclui em sua composição as ações das maiores empresas listadas em Bolsa (de maior valor de mercado), e não os papéis mais negociados no pregão, como ocorre com o Ibovespa.

Para entender, é só lembrar que o carro-chefe do Ibovespa é a ação da Telemar. Já o IBX-50 é movido por papéis do setor de petróleo. Isto é, sua principal ação será da Petrobras, estatal que tem valor de mercado superior ao da Telemar. Os papéis da Petrobras correspondem a quase 25% do novo índice.

O setor de telecomunicações é considerado a locomotiva do Ibovespa. No entanto, desde o estouro da bolha da nova economia, nos últimos dois anos, os papéis das teles sofreram sucessivas quedas, contaminando o índice e levando perdas aos investidores.

Esse contexto levou o mercado a sugerir a criação de um novo índice, em que a participação das teles fosse menor. Com isso, o IBX-50 tende a ser menos volátil do que o Ibovespa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página