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29/01/2003
-
18h28
da Folha Online
De um lado, o ator Matheus Nachtergaele, astro do filme "Auto da Compadecida", no papel de um sertanejo correndo para levar uma Antarctica gelada para um coronel.
Do outro, a atriz Fernanda Torres, estrela do programa da TV Globo "Os Normais", sentada em uma mesa de bar, dizendo o que merece uma Kaiser.
A guerra das cervejas já está nas ruas com as novas campanhas publicitárias na mídia. A expectativa nesse mercado é saber quem fechará o verão como a terceira marca mais vendida do país - Kaiser (10,9% em dezembro) ou Antarctica (9,1%).
A disputa entre as duas está acirrada. Em novembro, a Kaiser, da canadense Molson, ultrapassou a Antarctica, da brasileira AmBev, e terminou o ano em 3º lugar, atrás da Skol (32,1%) e Brahma (20,2%), ambas também da AmBev.
A diferença agora entre as duas é pequena, menos de dois pontos percentuais. Por isso, as estratégias de marketing - na TV e nos pontos de venda - são decisivas nas vendas das duas marcas, bem como os acordos com supermercadistas. Como é mais barata do que a concorrente, a cerveja Kaiser leva vantagem nessa briga.
Para manter sua colocação no ranking, a Kaiser decidiu abandonar a estratégia de colocar galãs falando com malícia de mulher e cerveja, alvo de irritação do movimento feminista.
De olho no crescimento do consumo feminino de cerveja, escalou a atriz dos "Normais" para conquistar o coração das consumidoras.
Já a Antarctica prefere mirar o público de maior poder aquisitivo, investindo em uma campanha mais "cult", com qualidade cinematográfica do seu filme de TV, sem recorrer às cenas de biquíni.
Leia maisVeja o ranking das marcas de cerveja mais vendidas do país
Kaiser e Antarctica deflagram guerra pelo 3º lugar no ranking da cerveja
SÉRGIO RIPARDOda Folha Online
De um lado, o ator Matheus Nachtergaele, astro do filme "Auto da Compadecida", no papel de um sertanejo correndo para levar uma Antarctica gelada para um coronel.
Do outro, a atriz Fernanda Torres, estrela do programa da TV Globo "Os Normais", sentada em uma mesa de bar, dizendo o que merece uma Kaiser.
A guerra das cervejas já está nas ruas com as novas campanhas publicitárias na mídia. A expectativa nesse mercado é saber quem fechará o verão como a terceira marca mais vendida do país - Kaiser (10,9% em dezembro) ou Antarctica (9,1%).
A disputa entre as duas está acirrada. Em novembro, a Kaiser, da canadense Molson, ultrapassou a Antarctica, da brasileira AmBev, e terminou o ano em 3º lugar, atrás da Skol (32,1%) e Brahma (20,2%), ambas também da AmBev.
A diferença agora entre as duas é pequena, menos de dois pontos percentuais. Por isso, as estratégias de marketing - na TV e nos pontos de venda - são decisivas nas vendas das duas marcas, bem como os acordos com supermercadistas. Como é mais barata do que a concorrente, a cerveja Kaiser leva vantagem nessa briga.
Para manter sua colocação no ranking, a Kaiser decidiu abandonar a estratégia de colocar galãs falando com malícia de mulher e cerveja, alvo de irritação do movimento feminista.
De olho no crescimento do consumo feminino de cerveja, escalou a atriz dos "Normais" para conquistar o coração das consumidoras.
Já a Antarctica prefere mirar o público de maior poder aquisitivo, investindo em uma campanha mais "cult", com qualidade cinematográfica do seu filme de TV, sem recorrer às cenas de biquíni.
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