Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2003 - 18h28

Kaiser e Antarctica deflagram guerra pelo 3º lugar no ranking da cerveja

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

De um lado, o ator Matheus Nachtergaele, astro do filme "Auto da Compadecida", no papel de um sertanejo correndo para levar uma Antarctica gelada para um coronel.

Do outro, a atriz Fernanda Torres, estrela do programa da TV Globo "Os Normais", sentada em uma mesa de bar, dizendo o que merece uma Kaiser.

A guerra das cervejas já está nas ruas com as novas campanhas publicitárias na mídia. A expectativa nesse mercado é saber quem fechará o verão como a terceira marca mais vendida do país - Kaiser (10,9% em dezembro) ou Antarctica (9,1%).

A disputa entre as duas está acirrada. Em novembro, a Kaiser, da canadense Molson, ultrapassou a Antarctica, da brasileira AmBev, e terminou o ano em 3º lugar, atrás da Skol (32,1%) e Brahma (20,2%), ambas também da AmBev.

A diferença agora entre as duas é pequena, menos de dois pontos percentuais. Por isso, as estratégias de marketing - na TV e nos pontos de venda - são decisivas nas vendas das duas marcas, bem como os acordos com supermercadistas. Como é mais barata do que a concorrente, a cerveja Kaiser leva vantagem nessa briga.

Para manter sua colocação no ranking, a Kaiser decidiu abandonar a estratégia de colocar galãs falando com malícia de mulher e cerveja, alvo de irritação do movimento feminista.

De olho no crescimento do consumo feminino de cerveja, escalou a atriz dos "Normais" para conquistar o coração das consumidoras.

Já a Antarctica prefere mirar o público de maior poder aquisitivo, investindo em uma campanha mais "cult", com qualidade cinematográfica do seu filme de TV, sem recorrer às cenas de biquíni.

Leia mais
  • Veja o ranking das marcas de cerveja mais vendidas do país

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página