Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2003 - 20h43

Prejuízo recorde da AOL derruba mercados dos EUA

da Folha Online

Os mercados norte-americanos voltaram a fechar em queda após três dias de alívio com uma onda de venda entre as ações de tecnologia puxadas pelo prejuízo anunciado pela AOL-Time Warner e os temores de guerra no Iraque, além do anúncio de indicadores econômicos negativos

O principal índice do mercado, o Dow Jones, perdeu 2,04% e encerrou o dia a 7.945,13 pontos, enquanto o Nasdaq, termômetro do setor tecnológico, caiu 2,63% para 1.322,35 pontos e o índice amplo S&P 500 recuou 2,28% para 844,61 pontos.

A AOL Time Warner anunciou na noite de ontem um prejuízo líquido de US$ 99 bilhões em 2002, o maior da história já registrado por qualquer empresa. Com isso, o fundador da cadeia televisiva de notícias CNN e maior acionista individual da empresa, Ted Turner, anunciou que deixará o cargo de vice-presidente do conglomerado.

A fabricante de computadores Gateway também contribuiu para o nervosismo do mercado ao anunciar resultados trimestrais abaixo do esperado.

Os indicadores econômicos anunciados hoje tampouco aliviaram a tensão. O PIB (produto Interno Bruto) cresceu somente 0,7% no quarto trimestre, abaixo das expectativas, enquanto o número de pedidos de seguro-desemprego cresceu acima do esperado e se aproxima do patamar de 400 mil.

A expectativa de guerra entre EUA e Iraque, que havia perdido parte da força nos últimos dias, voltou à tona com o anúncio de apoio feito por um grupo de presidentes europeus à tese do presidente norte-americano, George W. Bush, de que a força militar deve ser usada para desarmar o Iraque, país ao qual acusa de manter armas de destruição em massa. França e Alemanha, entretanto, continuam a se opor ao ataque.

Especial
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página