Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2003 - 14h53

Celulares já representam 47,5% dos telefones no Brasil, diz Anatel

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O número celulares no Brasil já chega a 35,2 milhões, o que representa 47,5% do total de telefones instalados em operação no país.

Segundo dados divulgados hoje pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), referentes a janeiro desse ano, o Brasil tem 74 milhões de telefones em uso. Ou seja, os celulares já são quase metade do total _38,8 milhões de fixos em serviço contra 35,2 milhões de móveis. Além disso, 25,4 milhões são celulares pré-pagos, o que representa mais de um terço da planta.

Os números da Anatel revelam a estagnação das vendas de telefones fixos e o avanço do celular no país. Somente no último mês, foram 356,7 mil novos aparelhos móveis.

Enquanto isso, o número de linhas fixas instaladas, mas sem uso, atingiu 10,5 milhões _dos 49,3 milhões de acessos apenas 38,8 milhões estão em serviço. Essas são as linhas instaladas pelas operadoras para cumprir suas metas de universalização, mas que estão fora de serviço porque, entre outros motivos, os usuários não têm dinheiro para pagar a conta.

Outra mudança revelada pelo estudo, ocorreu com a migração de 19 operadoras do SMC (Serviço Móvel Celular) para o SMP (Serviço Móvel Pessoal). Dessa foram, pela primeira vez, há mais usuários de celular no SMP (21 milhões) do que no SMC (14,2 milhões), embora para a maioria dos consumidores, que usam o celular apenas para transmissão de voz _e não de dados_ isso não faça muita diferença.

Do total de aparelhos do SMC, 3,8 milhões estão no serviço pós-pago e 10,4 milhões no pré-pagos. No SMP, 6 milhões são pós-pagos e cerca de 15 milhões, pré-pagos.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página