Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2003 - 07h57

Declarar IR 2003 exige computador mais sofisticado

da Folha de S. Paulo

Os contribuintes que quiserem fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano no computador terão que possuir um equipamento equivalente a pelo menos um Pentium 133 MHz. Além disso, o sistema operacional também terá que ser atualizado.

''Estamos oferecendo um programa melhor e isso exige um equipamento melhor. Nós temos necessidade de evoluir, não podemos parar por causa de alguns'', explicou ontem o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Segundo o supervisor de aplicativos do IR, Cristóvão Nóbrega, o equipamento mínimo é o Pentium 133 MHz ou equivalente, e o sistema operacional deverá ser superior ao Windows 95. ''O contribuinte pode ter o Windows 95, mas terá de ter o Internet Explorer'', disse.

Nóbrega disse que a Receita trabalhou em uma versão Java para a declaração, que não foi concluída a tempo. Portanto as declarações continuam sendo elaboradas apenas para o sistema da Microsoft. O programa foi aperfeiçoado e o seu tamanho mais do que dobrou, atingindo 3.200 kbytes.

Ontem, primeiro dia de entrega, 6.472 pessoas já haviam enviado seus dados para a Receita até as 17h. Mais de 400 mil acessaram a página para copiar o programa.

Segundo Nóbrega, o programa está mais fácil e a principal novidade é a necessidade de especificar o CPF dos dependentes que têm rendimentos tributáveis.

Mas o contribuinte também poderá imprimir o boleto para o pagamento da primeira cota do imposto (ou cota única) com código de barras. A opção permite o pagamento em caixas eletrônicos ou pela internet. Os clientes do Banco do Brasil poderão agendar o pagamento de todas as cotas.


Especial
  • Saiba tudo sobre a declaração do IR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página