Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2003 - 17h57

Petrobras descobre petróleo na costa de Sergipe

da Folha Online

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) anunciou hoje a descoberta, pela Petrobras, de uma acumulação de petróleo na plataforma continental do Estado de Sergipe. A notícia faz as ações preferenciais da empresa subirem 4,16% e as ordinárias, 4,24%.

Segundo a ANP, que recebeu o comunicado na sexta-feira, a região fica no bloco Seal-100, área que tem como única concessionária a Petrobras e onde já havia sido descoberto outro poço em janeiro. A estimativa preliminar do volume potencial de óleo descoberto nesses dois poços é de 1,9 bilhão de barris.

Desde 1998, foram comunicadas à ANP quatro descobertas no Seal-100. Os poços comunicados este ano estão em fase de avaliação de comercialidade.

A ANP recebeu ao todo 20 comunicados de descobertas em 2003, sendo 17 em áreas operadas pela Petrobras e três em blocos operados por empresas privadas: uma da Agip, na Bacia de Santos, e duas da El Paso, na Bacia de Camamu-Almada). Em 2002, foram comunicadas à ANP 39 descobertas, e em 2001, 88.

O Seal-100 faz parte do grupo de áreas da chamada Rodada Zero, cujos contratos de concessão foram firmados 6 de agosto de 1998 e que tiveram a fase de exploração, inicialmente de três anos, prorrogada por mais dois anos. Segundo a ANP, esses blocos deverão ser totalmente devolvidos à agência em agosto deste ano, a menos que sejam delimitadas novas áreas de avaliação de descobertas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página