Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2003 - 16h20

Dólar amplia baixa com captação do Unibanco

LUCIANA COELHO
da Folha Online

O dólar estendeu um pouco a queda e opera em baixa de 0,60% nesta tarde, cotado a R$ 3,469. Enquanto isso, a Bovespa, que iniciou os negócios duas horas mais tarde devido a problemas técnicos no pregão, recua 0,19% para 10.319 pontos, e o risco Brasil avança 0,52% para 1.142 pontos.

A captação de US$ 125 milhões concluída hoje pelo Unibanco também animou os investidores. A expectativa pela entrada desse dinheiro se soma às vendas de dólares por parte de exportadores e bancos que não querem ficar com a moeda norte-americana em excesso em caixa antevendo a possibilidade de a cotação recuar mais caso a possibilidade de guerra no Iraque fique adiada.

Hoje, a Espanha, que se aliou aos EUA e ao Reino Unido para defender uma ação militar no Iraque, afirmou que a proposta de nova resolução para atacar o país pode nem sequer ser votada pela ONU (Organização das Nações Unidas), já que França e Rússia, países com direito a veto no Conselho de Segurança, se comprometeram a derrubar a proposta.

Os países pró-guerra alegam que o Iraque possui armas de destruição em massa e constitui uma ameaça à paz mundial, mas até agora a ONU não encontrou provas da existência dessas armas.

Ainda assim, EUA e Reino Unido mantêm um contingente superior a 300 mil pessoas na região do Golfo, que aguardam uma ordem de ataque. George W. Bush, presidente dos EUA, já afirmou que não depende da ONU para agir, mas analistas acreditam que sem o apoio internacional, os EUA podem ser obrigados a rever sua estratégia.

Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Saiba mais sobre a crise EUA-Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página