Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2003 - 15h03

Volume de cheques sem fundo fica estável em fevereiro

IVONE PORTES
da Folha Online

O volume de cheque devolvidos por falta de fundos ficou estável em fevereiro na comparação com janeiro, segundo levantamento feito pela Serasa, empresa de análises financeiras. Em fevereiro, foram devolvidos 14,3 cheques a cada mil compensados.

Já em relação ao mesmo mês de 2002, o volume de cheques devolvidos aumentou 5,1%. Em fevereiro do ano passado, foram devolvidos 13,6 cheques sem fundos a cada mil compensados.

No acumulado do ano, o índice de cheques sem fundos também aumentou. A média dos primeiros dois meses de 2003 mostra avanço de 1,4% no volume de cheques devolvidos em relação ao mesmo período de 2002. A média das devoluções no acumulado do ano está em 14,3 para cada mil compensados. Em igual período de 2002, a média foi 14,1 cheques devolvidos a cada mil compensados.

De acordo com a Serasa, o alongamento nos prazos de aceitação dos cheques pré-datados, utilizado no final de 2002, sem a adoção de metodologia adequada para esta prática de concessão de crédito, resultou no aumento da inadimplência com cheques.

"O comércio varejista procurou nas promoções de financiamentos com cheques a prazos mais longos atrair o consumidor, que se absteve da boa parte do consumo e da demanda por crédito ao longo de 2002. A menor atividade econômica, a pressão dos juros e a necessidade de gerar capital de giro próprio levaram o varejo a empreender os cheques pré-datados com prazos dilatados'', avaliou a empresa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página