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01/04/2003 - 16h51

Grandes empresas fazem semana do varejo on-line

da Folha Online

Sete das dez maiores empresas de comércio eletrônico do Brasil vão oferecer, juntas, condições especiais de preço e pagamentos para os internautas entre os dias 7 e 13 de abril, na segunda edição da ''Semana.Compre'', a semana do varejo on-line.

Americanas.com, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Shoptime, Som Livre e Submarino vão vender, durante essa semana, produtos com até 30% de desconto, e oferecer outras vantagens, como frete grátis e pagamentos em até 8 vezes sem juros.

''É a maior promoção já feita pela internet brasileira'', diz o presidente da Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), Gastão Mattos. ''Juntamos dois terços do e-commerce nacional e criamos uma campanha de R$ 1,5 milhão patrocinada por um dos selos mais respeitados no mercado de cartões de crédito, a Visa.''

Além das peças publicitárias para TV a cabo, cinema e internet, foi criado um hot site com a logomarca das sete empresas participantes para divulgar a feira, que começa a funcionar no dia 7 de abril no endereço www.semanacompre.com.br.

''Pensamos em segmentar as mídias para que falássemos exatamente com o público comprador, de classes A e B'', diz Mattos.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico também apresenta oficialmente, hoje, o documento final das ''Melhores Práticas do Varejo Online'', que determina condutas apropriadas (best practices), elaborado pelas dez maiores empresas nacionais de comércio eletrônico.

Além dos sete nomes que participam da ''Semana.Compre'', assinaram o documento Tok Stok, Extra e Pão de Açúcar.

''As best practices são um compromisso com o consumidor que vão além das normas tradicionais regidas pelo Código de Defesa'', diz o consultor do Comitê do Varejo Online, Pyr Marcondes.

''A própria questão do banco de dados foi questionada nesse documento e, com a sua criação, as empresas se comprometem a não usar informações para qualquer outro fim a não ser a própria compra'', afirma.

A Semana.Compre também inicia o uso de novas normas de segurança que serão adotadas por todas as empresas do varejo on-line a partir de hoje. Os varejistas online passarão a pedir o número do cartão de crédito acoplado a um novo recurso de segurança, com três algarismos complementares postos no verso do cartão.

''O objetivo é diminuir a incidência de fraude na web. Hoje temos 2,3 milhões de compradores online e medidas como essa nos fazem crer que a projeção do aumento de 50%, prevista para 2003, seja ainda maior'', diz Mattos.

A internet movimentou em 2002 cerca de R$ 900 milhões em nas transações de varejo, sem incluir venda de automóveis, de passagens aéreas e leilão.
 

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