Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2009 - 13h02

Petrobras vai intensificar redução de pessoal nas plataformas

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

A Petrobras vai intensificar a redução de pessoal embarcado nas plataformas da companhia. O diretor de exploração e produção, Guilherme Estrella, disse nesta terça-feira que o número de empregados nas unidades produtivas já caiu este ano, em média, 20%. O objetivo é, até mesmo, automatizar completamente o funcionamento de plataformas no longo prazo.

O executivo negou que essa automação vá reduzir o quadro de empregados da companhia. Segundo ele, os trabalhadores que deixarão de operar embarcados terão funções mais qualificadas. Esse planejamento está sendo feito em conjunto com a UFRJ e, de acordo com Estrella, é um trabalho que ainda não tem metas.

"Vamos eliminar o emprego com qualificação menor. Vamos dar mais treinamento e funções de melhor qualidade", afirmou, depois de fazer palestra na FGV (Fundação Getúlio Vargas).

O plano será aplicado inclusive nas futuras unidades na camada pré-sal. Para Estrella, a automação das unidades é fundamental. A preocupação maior é com os equipamentos que serão instalados que, segundo o diretor, terão que ser de grande confiabilidade.

"Sonhamos em desabitar uma plataforma de grande produção. A redução de pessoal é importante para diminuir a necessidade de suprimentos transportáveis da terra para o mar", disse ele.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página