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16/04/2003
-
22h04
O Ministério dos Transportes modificará as concessões do setor ferroviário e investir em parceria com as empresas para melhorias no setor. O objetivo principal é facilitar o acesso ao porto de Santos.
Segundo o secretário-executivo do ministério, Keiji Kanashiro, as modificações poderão reduzir o custo do transporte de cargas da região Centro-Oeste para o porto de Santos de 20% a 30%.
Para baixar custos, o governo vai modificar o desenho das concessões privadas que operam hoje a malha da RFFSA (Rede Ferroviária Federal). De acordo com o secretário, já existe acerto entre as empresas do setor, mas faltam mudanças no Regulamento de Transporte Ferroviário, que estão sendo elaboradas no ministério.
Para Kanashiro, o governo não pensou em investimentos no setor na hora da privatização. "A preocupação era livrar o governo do prejuízo da RFFSA."
Segundo ele, o setor de transportes precisa de investimentos da ordem de R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões por ano para que o custo com o frete caia. Kanashiro disse que, em feitos esses investimentos, o custo da tonelada por quilômetro poderá cair dos atuais R$ 29 para aproximadamente R$ 26.
Governo quer investimento para melhorar rede ferroviária
da Folha de S.Paulo, em BrasíliaO Ministério dos Transportes modificará as concessões do setor ferroviário e investir em parceria com as empresas para melhorias no setor. O objetivo principal é facilitar o acesso ao porto de Santos.
Segundo o secretário-executivo do ministério, Keiji Kanashiro, as modificações poderão reduzir o custo do transporte de cargas da região Centro-Oeste para o porto de Santos de 20% a 30%.
Para baixar custos, o governo vai modificar o desenho das concessões privadas que operam hoje a malha da RFFSA (Rede Ferroviária Federal). De acordo com o secretário, já existe acerto entre as empresas do setor, mas faltam mudanças no Regulamento de Transporte Ferroviário, que estão sendo elaboradas no ministério.
Para Kanashiro, o governo não pensou em investimentos no setor na hora da privatização. "A preocupação era livrar o governo do prejuízo da RFFSA."
Segundo ele, o setor de transportes precisa de investimentos da ordem de R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões por ano para que o custo com o frete caia. Kanashiro disse que, em feitos esses investimentos, o custo da tonelada por quilômetro poderá cair dos atuais R$ 29 para aproximadamente R$ 26.
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