Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2003 - 13h17

Aeronautas pedem intervenção do governo nas demissões da Varig

da Folha Online

Representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foram a Brasília pedir mediação do Ministério do Trabalho para tentar reverter a demissão de 250 comissários e 100 pilotos da Varig anunciada nesta semana. Vão pedir ainda que o ministério intervenha no processo de fusão com a TAM.

Segundo Graziella Baggio, presidente do SNA, os trabalhadores da categoria se posicionaram contra a formação da joint-venture entre as duas companhias aéreas. "Só na Varig, a modelagem prevê a demissão de 3.500 aeronautas (pilotos e comissários) e aeroviários (funcionários de aeroportos)", diz.

Baggio afirma que os salários na Varig estão atrasados. "Do de março, só foram pagos 25%. O de abril ainda não saiu e o 13º só foi pago em 50%." A Varig diz que do salário de março faltam ser pagos 50%; do 13º, 25%; e do salário de abril, 100%.

A Varig enviou telegramas para os pilotos e comissários que serão demitidos a partir de hoje, mas não informou quantos já foram desligados da empresa até agora.

O sindicato diz que não aceitará que a multa de 40% sobre o FGTS, o aviso prévio e o 13º e férias proporcionais sejam pagas em parcelas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página