Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2003 - 20h53

Lojistas de BH fecham acordo com BB e terão juros reduzidos

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Belo Horizonte anunciou hoje a formalização de um acordo com o Banco do Brasil, que há seis meses vinha sendo formatado, com o propósito de alavancar as vendas em junho para cerca de 8.500 micro e pequenos comerciantes.

A base do acordo é a redução dos juros cobrados sobre antecipação de créditos, que giram em torno de R$ 500 milhões.

Segundo o presidente da CDL, Roberto Alfeu, o convênio com o Banco do Brasil vai permitir que os lojistas façam antecipação do crédito das vendas do mês realizadas com o cartão de crédito Visa, bandeira com a qual o BB opera, e com cheques pré-datados, proporcionando uma redução dos juros da ordem de dois pontos percentuais em relação ao que é cobrado pelo mercado.

O pequeno e micro comerciante poderá antecipar os créditos dos cheques pagando uma taxa de 2,52% ao mês, enquanto a média no mercado é de 4,03%, de acordo com pesquisa feita pelo órgão. No caso do cartão Visa, a taxa cobrada pelo BB será de 2,41% _a taxa por antecipação de cartão de crédito no mercado está em 4,62% ao mês.

"Dos cerca de 10 mil associados da CDL, 85% são pequenos e micro comerciantes, que empregam de uma a oito pessoas em média. O crédito para eles é muito restrito no mercado, por isso fomos buscar a parceria", disse Alfeu.

O mês de junho, por causa da data comemorativa dos namorados, é o terceiro mais importante para o comércio, só perdendo para os meses de dezembro, quando se comemora o Natal, e maio, mês das mães no calendário dos lojistas.

Com a redução na taxa de juros sobre a antecipação de créditos, as vendas no comércio belo-horizontino em junho devem crescer 2% em relação a junho de 2002. "A grande maioria usa a antecipação como forma de desconto", disse.

O faturamento estimado para este mês beira R$ 1 bilhão. Cerca de 50% desse valor deve ser usado como antecipação de crédito.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página