Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2003 - 12h10

Número de cheques devolvidos em maio é o 2º maior da história

da Folha Online

O número de cheques devolvidos por falta de fundos bateu recorde histórico em maio. Pesquisa divulgada hoje pela Equifax mostra que foram devolvidos no mês passado 3,566 milhões de cheques por falta de fundos, um aumento de 9,6% na comparação com abril passado.

Esse é o maior número de cheques já devolvidos por falta de fundos para o mês de maio e o segundo maior de toda a série histórica da Equifax, que começou a fazer o levantamento em 1999.

O recorde histórico foi registrado em outubro de 2001, quando 3,574 milhões de cheques foram devolvidos)

Segundo a Equifax, outros indicadores sinalizam que a inadimplência no Brasil mostrou sinais de crescimento, invertendo a tendência de redução observada no início do ano. Esse é o caso dos títulos protestados, que atingiram um total 765.415 em maio, uma elevação de 6,6% em relação a abril de 6,6%.

O número de falências requeridas (2.026) também teve o mesmo comportamento dos títulos protestados, subiu 7,1% na comparação com abril.

Empresas

O número de cheques devolvidos emitidos por empresas atingiu o maior nível já constatado pela Equifax. Foram 375.949 cheques que representaram, respectivamente, um aumento de 11,3% e 17,3% em relação a abril deste ano e a maio do ano passado.

Para o assessor econômico da Equifax, João Pamplona, há significativos indícios de que as empresas brasileiras estão apresentando dificuldades crescentes para honrar seus compromissos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página