Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 12h10

Índice setorial substituirá IGP-DI para reajuste de telefonia fixa

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília



O governo definiu o modelo de teto de preços como referência para o reajuste das tarifas de telefonia fixa a partir de 2006. De acordo com o decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá criar um sistema de "otimização de custos" para estabelecer um índice setorial que irá substituir o IGP-DI utilizado nos contratos atuais.

Pela nova fórmula, o fator de produtividade, hoje fixo em 1% de desconto com relação ao IGP-DI, passará a ser variável, baseado nos custos das empresas, calculados pela Anatel.

A proposta do Ministério das Comunicações de desindexar completamente as tarifas cobradas do público adotando uma empresa modelo como referência para o reajuste anual ficou fora do decreto.

O ministério interpreta, no entanto, que o modelo adotado, que era uma alternativa à proposta original, também promove a desindexação ao retirar do cálculo das tarifas o índice inflacionário (IGP-DI).

O texto publicado hoje é praticamente o mesmo divulgado na semana passada como resultado da reunião com as teles locais na quarta-feira no Palácio da Alvorada.

Como queriam as concessionárias, o modelo de custos que será adotado para calcular o preço do acesso a suas redes pelas concorrentes e as tarifas de interconexão levará em conta os investimentos feitos pelas empresas para o cumprimento e manutenção das metas de universalização nos primeiros sete anos do contrato.

O modelo de custo incremental para as tarifas de interconexão e para o preço de acesso à rede local, que considerava apenas os novos investimentos necessários para promover a competição ficou fora do texto.

Também ficou reforçada no decreto a garantia de viabilidade econômica das concessionárias em competição com outras empresas, a exemplo do que estabelece a Lei Geral de Telecomunicações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá os conselheiros da Anatel amanhã às 11h para falar da política de telecomunicações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página