Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2003 - 19h33

Argentina aceita retomar tarifa externa para máquinas e equipamentos

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Argentina concordou em retomar a TEC (Tarifa Externa Comum) para importações fora do Mercosul de 14% para máquinas e equipamentos, os chamados bens de capital. Para os produtos que não têm similar no bloco, a TEC deverá ficar em 4%.

A medida tem como objetivo reverter a perda de competitividade que a tarifa zero provocou nas exportações brasileiras desse tipo de equipamento.

A Argentina adotou há cerca de três anos para estimular sua indústria após a desvalorização do real.

Segundo o secretário-executivo da Camex, Mário Mugnaini, o governo argentino aceitou um regime semelhante ao brasileiro, que adota tarifas para o que não é fabricado internamente.

O Brasil espera conseguir com a medida, prevista para ser implantada a partir de janeiro de 2004, um incremento entre 15% e 20% nas exportações de bens de capital para a Argentina. No ano passado, a exportação dessas máquinas para a Argentina somaram cerca de US% 400 milhões.

A medida foi acertada durante as reuniões de trabalho do governo brasileiro com a comitiva do presidente da Argentina Néstor Kirchner hoje em Brasília. O detalhamento da proposta será discutido ao longo do próximo semestre.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página