Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2003 - 10h00

Vendas de carros caem 5,2% na Europa

ROSE SASSARRÃO
da Folha Online

O medo do desemprego não preocupa só o brasileiro. Assim como acontece aqui, o europeu está pensando duas vezes antes de trocar de carro.

As vendas de carros na Europa caíram 5,2% em maio. Os consumidores europeus registraram 1,22 milhão de novos veículos no mês passado contra 1,28 milhão em maio de 2002. É o nível mais baixo para o mês nos últimos cinco anos. No Brasil, os licenciamentos caíram 13,4% entre os meses de maio de 2002 e 2003.

A Associação Européia de Fabricantes de Veículos informou que a queda foi motivada pela crise econômica e os efeitos da guerra no Iraque no mercado.

Especialistas afirmam que o preço do combustível também provocou a redução nas vendas.

As montadoras européias Fiat e Volkswagen foram as que mais sofreram com a queda. As americanas Ford e General Motors também perderam mercado.

A Fiat teve queda de 15,9%. A Volks perdeu 5,8%. Das marcas que a fabricante alemã possui, só a Audi apresentou ganhos. A montadora informou que a economia européia não deve se recuperar imediatamente e por isso deve fazer ajustes interno para recuperar o mercado.

Mas não são todas as empresas que tiveram perdas. Com produtos e preços mais competitivos, as montadoras asiáticas continuam ganhando o mercado.

A japonesa Mazda foi a que mais ganhou vendendo 17.603 unidades em maio _ crescimento de 45,2% em relação ao mês anterior. O motivo foi o lançamento de dois novos modelos.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página