Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2010 - 15h09

Basf é autorizada a vender soja geneticamente modificada no Brasil

Publicidade

da Folha Online

O grupo químico alemão Basf anunciou nesta sexta-feira que obteve autorização para comercializar no Brasil grãos de soja geneticamente modificados.

Esse grão resistente aos herbicidas será cultivado no Brasil a partir de 2011/2012, e a Basf tem a intenção de exportá-lo depois para outros países da América do Sul, e também para a União Europeia e para a China, segundo um comunicado da empresa.

Batizado de "Cultivance", a semente transgênica de soja foi desenvolvido em associação com a estatal Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias).

É a primeira vez que a Basf obtém uma autorização para comercializar uma semente geneticamente modificada.

A Basf tem outros transgênicos desenvolvidos, como sua batata transgênica Amflora, que espera há 14 anos uma autorização de comercialização da Comissão Europeia, acrescentou a porta-voz. A Basf também tenta vender nos Estados Unidos um milho transgênico resistente à seca e desenvolvido com o grupo norte-americano Monsanto.

Com a aprovação do grão transgênico, a empresa vai buscar atingir uma parcela expressiva do mercado brasileiro de sementes nos próximos anos --atualmente a Monsanto é a única empresa que vende sementes de soja transgênicas.

Um importante executivo do grupo disse à Reuters que a companhia alemã pretende obter entre 10% e 20% da área plantada com soja no Brasil, segundo maior produtor depois dos Estados Unidos.

O Brasil, que deve registrar uma safra recorde de soja este ano de 65 milhões de toneladas em 2009/10, obtém cerca de 60% de sua soja a partir de sementes transgências com tecnologia da Monsanto.

A Basf está investindo em pesquisa para seu agronegócio porque este segmento tem oferecido uma renda mais estável do que suas divisões de plásticos e produtos químicos industriais.

Stefan Marcinowski, diretor da unidade de químicos da companhia, reafirmou uma previsão anterior para sua unidade de soluções agrícolas de registrar lucros acima dos 25% das vendas em 2009, bem acima da margem média do grupo.

A Basf busca agora aprovação para soja transgênica em principais mercados como a China e os Estados Unidos.

O próximo passo do estreante negócio de biotecnologia da Basf será a introdução de uma variedade de milho tolerante à seca nos Estados Unidos em 2012, onde está recebendo a colaboração da Monsanto.

Com France Presse e Reuters.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página