Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2003 - 15h43

Lessa quer rediscutir concessões públicas para garantir investimento

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente do BNDES, Carlos Lessa, defendeu hoje a a importância de novas discussões sobre concessões públicas para garantir a retomada do investimento no setor de infra-estrutura.

Segundo ele, o tomador do empréstimo precisa oferecer garantias reais ao órgão financiador.

"Nessa rediscussão, se o emprestador não cumprir o que está contratado, o banco pode executar e retomar o financiamento. Hoje, se o negócio não funciona, o empréstimo vira pó", disse.

Lessa afirmou que a discussão sobre as concessões e a parceria entre o público e o privado são necessárias para a retomada do investimento da infra-estrutura, que segundo ele, enfrenta problemas sérios.

"Se não houver investimento em infra-estrutura, vamos voltar ao meu tempo de criança quando havia uma música que de dizia que o Rio era uma cidade em que de dia falta água e à noite falta luz."

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, afirmou que o desenvolvimento brasileiro estará comprometido se todo o financiamento para o investimento vier do BNDES.

Segundo Appy, o governo deve incentivar o financiamento de longo prazo no mercado de capitais para permitir que o banco limite os recursos aos setores com menos capacidade de conseguir empréstimos no mercado.

Já o empresário e conselheiro do BNDES, Eugênio Staub, disse que a política de desenvolvimento industrial precisa ser dividida por setores e o direcionamento dos recursos públicos precisam levar em conta alguns critérios, entre os quais a capacidade de geração de emprego, de agregar valor ao balanço de pagamentos e o interesse estratégico de cada setor para o país.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página