Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2003 - 15h42

Patrimônio do Vaticano chega a US$ 760 milhões

da France Presse, no Vaticano

O patrimônio do Vaticano é de cerca de 700 milhões de euros --aproximadamente US$ 760 milhões. Os números são do contador-geral do Estado, Ivan Ruggiero. O balanço das contas de 2002 foi apresentado hoje.

Segundo Ruggiero, o valor do patrimônio imobiliário foi calculado sem ter em conta o real valor de mercado. As estimativas de quanto custariam as obras de arte da Santa Sede também não foram incluídas na conta.

O valor real da Basílica de São Pedro e da Capela Sistina são os mais
difíceis de avaliar.

Enquanto o valor das obras de arte e da Basílica são inestimáveis, o Vaticano segue comprando novas propriedades e edifícios em Roma para abrigar especialmente o setor administrativo da Cúria romana.

Diversos prédios que ficam perto do Vaticano foram adquiridos pelos religiosos.

Entretanto, mesmo com as compras e patrimônio generoso, as contas do Vaticano estão no vermelho especialmente devido aos gastos da Cúria romana. É o segundo ano que isso acontece.

O saldo negativo fechou em 13 milhões de euros no ano passado contra 3,4 milhões em 2001.

Para manter a Santa Sede, foram gastos 230 milhões de euros em 2002 para manter a administração, que emprega 2.659 pessoas. A maioria é padre.

A crise mundial também afetou as movimentações financeiras do Vaticano que fecharam negativas em 16,3 milhões de euros contra um saldo positivo de 32,9 milhões em 2001.

Mesmo com a crise, os fiéis continuam ajudando e segurando as finanças do Papa, pois as contribuições chegaram a 85 milhões de euros. Os americanos continuam liderando a lista dos que mais contribuem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página