Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 15h23

Economia começará a crescer no final deste ano, diz Lisboa

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, disse hoje que a atividade econômica retomará um ritmo de recuperação ainda neste semestre.

Segundo ele, a recuperação será mais acentuada no último período do ano. "É natural que com a retomada dos investimentos, queda dos juros e combate à inflação se tenha a recuperação da atividade econômica", disse ele hoje durante o 3º Encontro Brasileiro de Finanças, realizado na FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).

No entanto, Lisboa disse que existe uma diferença entre recuperação da atividade econômica e a retomada do crescimento sustentável.

Segundo o secretário de Política Econômica, o país não vive um período de crescimento econômico sustentável há 20 anos. "O desafio é romper com o passado e criarmos condições para a retomada do crescimento econômico sustentável."

Lisboa afirmou que o país já tomou algumas medidas para colocar o país na rota do crescimento econômico sustentável de longo prazo.

Entre essas medidas estão investimentos em infra-estrutura e na capacidade produtiva e elevação da renda per capita.

"Passa por acertar o marco regulatório, viabilizar parcerias público-privadas para alavancar o investimento em infra-estrutura, por uma política tecnológica mais ativa, reformas no mercado de crédito", disse Lisboa.

Segundo ele, a combinação dessas ações com a aprovação das reformas institucionais e do projeto da Lei de Falências serão importantes para o início do crescimento sustentável no Brasil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página