Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2003 - 11h47

Casa Inteligente Inclusiva oferece soluções para deficientes físicos

Publicidade

da Folha Online

O salão e fórum Brasiltec 2003, que vai de 29 de julho a 2 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, também preparou um espaço exclusivo para os deficientes físicos, com uma casa que concentra tudo o que há de mais avançado atualmente em termos de automação para esse público.

Entre as atrações da Casa Inteligente Inclusiva, há estações de trabalho, com computadores, denominadas "Trabalho para Todos", destinadas a necessidades especiais específicas.

A estação de trabalho para o deficiente visual estará equipada com o software Dosvox, que possui dezenas de aplicativos especiais como: jogos, leitor de telas, editores de texto, sistemas para navegação na Internet etc. Este sistema funciona com sintetizador de voz dando o retorno do que está aparecendo na tela e do que está sendo digitado.

A estação de trabalho do deficiente com paralisia cerebral ou tetraplegia que consigam falar terá o computador equipado com o software Motrix. Este sistema recebe os comandos de voz para controlar tudo na plataforma Windows, movimentando o mouse na tela e acionando programas.

Um equipamento chamado Tablet, que funciona como um touchscreen (tela de toque) transparente, pode ser utilizado como mouse para o trabalho de pessoas com dificuldades motoras.

Mas as novidades não param por aqui. As portas e cortinas da Casa Inteligente Inclusiva são automáticas, o que permite ao usuário abrí-las e fechá-las com um toque no controle remoto. Isso facilita a vida dos que precisam se locomover em cadeiras de rodas, por exemplo. Através desse mesmo recurso, será possível controlar a abertura das persianas de acordo com a intensidade de luz desejada.

O acesso à casa é feito por meio de sistemas de biometria (leitura digital) e as luzes internas são acionadas a partir de um único local e programadas para várias funções. As camas são articuladas e ajustadas por controle remoto.

Outra facilidade é o sistema de comando de voz, que aciona qualquer equipamento elétrico previamente programado na central de automação e que atende a qualquer timbre de voz, desde que se utilize a combinação de palavras gravada anteriormente.

Já os sistemas de telefonia e intercomunicação são integrados e o morador pode atender a campainha ou acessar a secretária eletrônica a partir de qualquer telefone instalado dentro da casa.

Para o deficiente auditivo, a casa foi equipada com um sistema que pode avisá-lo quando alguém entra na residência através de uma luz piscando, ou de qualquer outro dispositivo visual.

Há também uma retífica e oficina mecânica com acessibilidade total na garagem que obedece ao comando de voz do usuário para o acionamento do elevador de veículos e da iluminação.

Os banheiros foram equipados com botoeiras de emergência, acionadas por comando de voz, toque ou toque em cabo de aço (do piso ao teto).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página