Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2003 - 18h37

Infraero e DAC querem levar mais vôos para o Galeão, no Rio

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A Infraero está trabalhando junto com o DAC (Departamento de Aviação Civil) para tentar atrair mais vôos para o aeroporto Tom Jobim -- antigo Galeão--, no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da estatal que administra os aeroportos, Carlos Wilson, o objetivo é tentar atrair novamente para essa unidade os vôos de longa e média distância.

O aeroporto internacional do Rio já registrou 8,5 milhões de passageiros durante 1990, mas no ano passado caiu para 5,2 milhões de pessoas. Com isso, a unidade caiu uma posição no ranking do país perdendo o terceiro lugar para o aeroporto de Brasília.

O antigo aeroporto do Galeão foi ampliado recentemente, mas a queda de oferta de vôo mantém a nova ala quase fechada. As companhias aéreas estão concentrando vôos nos aeroportos centrais.

No ano passado, a Infraero também decidiu tornar Guarulhos um aeroporto mais atrativo do que Congonhas e por isso passou a oferecer taxas de movimentação mais baratas.

Outro investimento da Infraero é a ampliação do aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, mas na região central da cidade. O objetivo da estatal é que a ampliação esteja finalizado em 2006, elevando a capacidade 2 milhões de passageiros por ano para 5,5 milhões de pessoas.

Enquanto alguns aeroportos estão com capacidade sobrando, a unidade central de São Paulo, o aeroporto de Congonhas opera com quase o dobro da sua capacidade. O mais movimentado de toda a rede da Infraero recebe 12,5 milhões de passageiros por ano, mas possui capacidade de apenas 6 milhões de pessoas.

Colaborou CINDY CORRÊA

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página