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04/08/2003
-
18h37
da Folha Online, em Brasília
A Infraero está trabalhando junto com o DAC (Departamento de Aviação Civil) para tentar atrair mais vôos para o aeroporto Tom Jobim -- antigo Galeão--, no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da estatal que administra os aeroportos, Carlos Wilson, o objetivo é tentar atrair novamente para essa unidade os vôos de longa e média distância.
O aeroporto internacional do Rio já registrou 8,5 milhões de passageiros durante 1990, mas no ano passado caiu para 5,2 milhões de pessoas. Com isso, a unidade caiu uma posição no ranking do país perdendo o terceiro lugar para o aeroporto de Brasília.
O antigo aeroporto do Galeão foi ampliado recentemente, mas a queda de oferta de vôo mantém a nova ala quase fechada. As companhias aéreas estão concentrando vôos nos aeroportos centrais.
No ano passado, a Infraero também decidiu tornar Guarulhos um aeroporto mais atrativo do que Congonhas e por isso passou a oferecer taxas de movimentação mais baratas.
Outro investimento da Infraero é a ampliação do aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, mas na região central da cidade. O objetivo da estatal é que a ampliação esteja finalizado em 2006, elevando a capacidade 2 milhões de passageiros por ano para 5,5 milhões de pessoas.
Enquanto alguns aeroportos estão com capacidade sobrando, a unidade central de São Paulo, o aeroporto de Congonhas opera com quase o dobro da sua capacidade. O mais movimentado de toda a rede da Infraero recebe 12,5 milhões de passageiros por ano, mas possui capacidade de apenas 6 milhões de pessoas.
Colaborou CINDY CORRÊA
Infraero e DAC querem levar mais vôos para o Galeão, no Rio
RICARDO MIGNONEda Folha Online, em Brasília
A Infraero está trabalhando junto com o DAC (Departamento de Aviação Civil) para tentar atrair mais vôos para o aeroporto Tom Jobim -- antigo Galeão--, no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da estatal que administra os aeroportos, Carlos Wilson, o objetivo é tentar atrair novamente para essa unidade os vôos de longa e média distância.
O aeroporto internacional do Rio já registrou 8,5 milhões de passageiros durante 1990, mas no ano passado caiu para 5,2 milhões de pessoas. Com isso, a unidade caiu uma posição no ranking do país perdendo o terceiro lugar para o aeroporto de Brasília.
O antigo aeroporto do Galeão foi ampliado recentemente, mas a queda de oferta de vôo mantém a nova ala quase fechada. As companhias aéreas estão concentrando vôos nos aeroportos centrais.
No ano passado, a Infraero também decidiu tornar Guarulhos um aeroporto mais atrativo do que Congonhas e por isso passou a oferecer taxas de movimentação mais baratas.
Outro investimento da Infraero é a ampliação do aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, mas na região central da cidade. O objetivo da estatal é que a ampliação esteja finalizado em 2006, elevando a capacidade 2 milhões de passageiros por ano para 5,5 milhões de pessoas.
Enquanto alguns aeroportos estão com capacidade sobrando, a unidade central de São Paulo, o aeroporto de Congonhas opera com quase o dobro da sua capacidade. O mais movimentado de toda a rede da Infraero recebe 12,5 milhões de passageiros por ano, mas possui capacidade de apenas 6 milhões de pessoas.
Colaborou CINDY CORRÊA
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