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13/08/2003
-
08h30
A MCI, novo nome dado para a empresa WorldCom, está sendo acusada de utilizar números falsos para pagar tarifas menores para as companhias de telefonia local. As denúncias foram divulgadas hoje no jornal norte-americano "The Wall Street Journal".
Evidências sobre a prática foram entregues pela Verizon Communications à Comissão Federal de Comunicações. A rival da MCI apresentou e-mails de funcionários que falam sobre o assunto.
Segundo as denúncias, a MCI montou um esquema para alterar os números de telefones e reduzir gastos com as companhias locais, quando utilizava os sistemas delas para completar uma chamada de longa distância.
A MCI fazia as alterações com a ajuda de três parceiras suas, que desviavam as ligações do sistema. Assim, uma chamada de longa distância de um Estado para outro, por exemplo, era desviada ou seu número era alterado. Com isso, a ligação aparecia como se fosse local.
É como se uma chamada de São Paulo para Salvador fosse alterada no meio do caminho e aparecesse nos computadores da operadora local como uma ligação para São Paulo e não uma chamada de longa distância. Fazendo isso o valor a ser pago pela MCI à operadora local pelo uso de seu sistema era menor.
Os e-mails dos funcionários, entregues pela Verizon, mostram que muitos clientes reclamavam dos números que apareciam diferentes.
A Procuradoria do Distrito Sul de Nova York está investigando se essas práticas se constituem como fraude. O setor de investigação federal também já solicitou que testemunhas falem sobre o assunto.
A MCI, ex- WorldCom, está em concordata desde que denúncias envolvendo a companhia foram divulgadas. A empresa espera sair da concordata em outubro.
As empresas envolvidas nas denúncias, como a DataVon e Focal, e a WorldCom não comentaram o assunto.
MCI é acusada de usar números falsos para gastar menos com teles locais
da Folha OnlineA MCI, novo nome dado para a empresa WorldCom, está sendo acusada de utilizar números falsos para pagar tarifas menores para as companhias de telefonia local. As denúncias foram divulgadas hoje no jornal norte-americano "The Wall Street Journal".
Evidências sobre a prática foram entregues pela Verizon Communications à Comissão Federal de Comunicações. A rival da MCI apresentou e-mails de funcionários que falam sobre o assunto.
Segundo as denúncias, a MCI montou um esquema para alterar os números de telefones e reduzir gastos com as companhias locais, quando utilizava os sistemas delas para completar uma chamada de longa distância.
A MCI fazia as alterações com a ajuda de três parceiras suas, que desviavam as ligações do sistema. Assim, uma chamada de longa distância de um Estado para outro, por exemplo, era desviada ou seu número era alterado. Com isso, a ligação aparecia como se fosse local.
É como se uma chamada de São Paulo para Salvador fosse alterada no meio do caminho e aparecesse nos computadores da operadora local como uma ligação para São Paulo e não uma chamada de longa distância. Fazendo isso o valor a ser pago pela MCI à operadora local pelo uso de seu sistema era menor.
Os e-mails dos funcionários, entregues pela Verizon, mostram que muitos clientes reclamavam dos números que apareciam diferentes.
A Procuradoria do Distrito Sul de Nova York está investigando se essas práticas se constituem como fraude. O setor de investigação federal também já solicitou que testemunhas falem sobre o assunto.
A MCI, ex- WorldCom, está em concordata desde que denúncias envolvendo a companhia foram divulgadas. A empresa espera sair da concordata em outubro.
As empresas envolvidas nas denúncias, como a DataVon e Focal, e a WorldCom não comentaram o assunto.
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