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18/08/2003
-
11h41
da Reuters, em Amsterdã
A Nokia e a Sony Ericsson foram as maiores ganhadoras da indústria global de telefonia celular no segundo trimestre, informou o grupo de pesquisas Strategy Analytics, hoje, mostrando uma queda no crescimento geral e um aumento nos estoques do setor.
O aumento das vendas, liderado por telefones com câmeras e telas coloridas, e a demanda maior em mercados de massa emergentes como a Índia foram compensados pela crise em torno da Sars (síndrome respiratória aguda grave) que prejudicou as vendas em várias partes da Ásia, especialmente na China.
A onda de calor na Europa e os subsídios menores de telefonia dos operadores de celulares na China elevaram as preocupações de que o segundo semestre de 2003 poderá ser mais fraco que o primeiro, disse o grupo de pesquisas.
As vendas de celulares no atacado subiram 11% para 111 milhões de unidades, mas as vendas para os consumidores cresceram apenas seis por cento para 108 milhões de unidades.
'Os telefones baratos continuam vendendo bem, e os preços estão caindo duas vezes mais rápido na China que em qualquer outro lugar com a forte competição dos vendedores asiáticos', disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.
A média de preço de cada celular no atacado dos seis maiores fabricantes está em torno de US$ 140. No ano passado, a média era de US$ 160.
Líderes de mercado
A Nokia foi a maior ganhadora do trimestre, com um aumento de 35% para 37% de sua fatia do mercado, ganhando de suas rivais nos dois maiores mercados, o segmento de GSM e o de telefones CDMA.
Já para a Motorola o trimestre foi mais fraco, com uma queda na sua fatia de 15,4% para 14,2%.
A parcela de mercado da Samsung Electronics caiu para 10,8%, contra 12,1% no primeiro trimestre, após um adiamento nas encomendas pelos consumidores asiáticos.
A alemã Siemens teve poucas mudanças na sua fatia, de 7,4% para 7,3%, bem abaixo dos oito por cento do ano passado, apesar do lançamento de modelos novos e caros.
A Sony Ericsson teve um trimestre de reviravolta, com um aumento na sua fatia de mercado de cinco para seis por cento, após seus novos telefones com câmeras e jogos terem agradado os consumidores japoneses e europeus.
A coreana LG Electronics, que também fabrica para seus rivais asiáticos, teve uma leve redução para 4,8%. No primeiro trimestre, a empresa possuía 5,2% de participação no mercado.
Nokia e Sony Ericsson ganham mercado no segundo trimestre
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A Nokia e a Sony Ericsson foram as maiores ganhadoras da indústria global de telefonia celular no segundo trimestre, informou o grupo de pesquisas Strategy Analytics, hoje, mostrando uma queda no crescimento geral e um aumento nos estoques do setor.
O aumento das vendas, liderado por telefones com câmeras e telas coloridas, e a demanda maior em mercados de massa emergentes como a Índia foram compensados pela crise em torno da Sars (síndrome respiratória aguda grave) que prejudicou as vendas em várias partes da Ásia, especialmente na China.
A onda de calor na Europa e os subsídios menores de telefonia dos operadores de celulares na China elevaram as preocupações de que o segundo semestre de 2003 poderá ser mais fraco que o primeiro, disse o grupo de pesquisas.
As vendas de celulares no atacado subiram 11% para 111 milhões de unidades, mas as vendas para os consumidores cresceram apenas seis por cento para 108 milhões de unidades.
'Os telefones baratos continuam vendendo bem, e os preços estão caindo duas vezes mais rápido na China que em qualquer outro lugar com a forte competição dos vendedores asiáticos', disse Neil Mawston, da Strategy Analytics.
A média de preço de cada celular no atacado dos seis maiores fabricantes está em torno de US$ 140. No ano passado, a média era de US$ 160.
Líderes de mercado
A Nokia foi a maior ganhadora do trimestre, com um aumento de 35% para 37% de sua fatia do mercado, ganhando de suas rivais nos dois maiores mercados, o segmento de GSM e o de telefones CDMA.
Já para a Motorola o trimestre foi mais fraco, com uma queda na sua fatia de 15,4% para 14,2%.
A parcela de mercado da Samsung Electronics caiu para 10,8%, contra 12,1% no primeiro trimestre, após um adiamento nas encomendas pelos consumidores asiáticos.
A alemã Siemens teve poucas mudanças na sua fatia, de 7,4% para 7,3%, bem abaixo dos oito por cento do ano passado, apesar do lançamento de modelos novos e caros.
A Sony Ericsson teve um trimestre de reviravolta, com um aumento na sua fatia de mercado de cinco para seis por cento, após seus novos telefones com câmeras e jogos terem agradado os consumidores japoneses e europeus.
A coreana LG Electronics, que também fabrica para seus rivais asiáticos, teve uma leve redução para 4,8%. No primeiro trimestre, a empresa possuía 5,2% de participação no mercado.
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