Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2010 - 15h13

Para PayPal, compra da CyberSource pela Visa não é ameaça séria

Publicidade

da Reuters, em Nova York

O PayPal, serviço de pagamentos on-line do eBay, conseguirá manter sua participação no crescente mercado norte-americano de transações de comércio eletrônico apesar dos esforços da Visa para concorrer com ele, disse o presidente da companhia.

A Visa fechou acordo na quarta-feira para pagar US$ 2 bilhões, ou ágio de quase 34%, pela aquisição da CyberSource, uma companhia que ajuda sites de varejo a aceitar pagamentos on-line. A maior companhia mundial de processamento de cartões de débito e crédito disse que a aquisição a ajudaria a concorrer com o PayPal no comércio eletrônico.

Scott Thompson, presidente do PayPal, disse que não seria do interesse da Visa ou da CyberSource tentar tirar sua empresa do mercado. "A fim de oferecer um serviço combinado viável ao comerciante que você está apoiando, é necessário oferecer todas as opções de pagamento," afirmou sobre a CyberSource.

A concorrência no setor é complicada pelos relacionamentos confusos entre as companhias de processamento. A CyberSource conecta os comerciantes a diversos métodos de pagamento on-line, entre eles, Visa e PayPal.

As pessoas que fazem compras on-line nesses sites de varejo podem optar entre pagar por meio de Visa, PayPal ou outras companhias de processamento, como a MasterCard.

Thompson afirma que a Visa depende do PayPal para muitos negócios. "Nós certamente propiciamos a eles um volume tremendo de transações eletrônicas adicionais que de outra forma não os beneficiariam," disse.

O executivo afirmou que não espera mudanças nas parcerias entre o PayPal e o CyberSource ou a Visa, ainda que tenha reconhecido que o anúncio da aquisição o apanhou de surpresa.

A Visa processa cerca de 45% das transações de comércio eletrônico norte-americanas, enquanto o PayPal processou 16,5% em 2009, volume suficiente para preocupar a Visa, cujo espaço para crescer nos cartões convencionais de crédito e débito é limitado.

Joseph Sanders, presidente-executivo e do conselho da Visa, disse em entrevista coletiva na quarta-feira que a aquisição da CyberSource é "de certa forma uma reação ao PayPal."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página